É um dos bons exemplos dos benefícios que os museus ganham com o trabalho em rede, concertado, nascido da vontade dos seus técnicos e de um esforço que me parece (visto a alguma distância) acompanhado pelas tutelas, mesmo numa região em que o foco está maioritariamente apontado para outras áreas de interesse.

A Rede de Museus do Algarve já o tinha conseguido, na minha opinião, com o anterior projecto “Algarve – Do Reino à Região” do qual resultou um conjunto de exposições (ou uma só) sobre aquele território e a sua história. Agora repete-o com o resultado do projecto sobre os Pioneiros do Conhecimento Científico naquela região que nos trará um conjunto de exposições a inaugurar durante o corrente ano, às quais se juntam alguns artigos (está por agora um online) sobre figuras e temas ligados a este projecto.

Devo confessar que é com redobrado prazer que vejo, mesmo em tempos complicados, o trabalho e empenho dos colegas, alguns amigos, algarvios em prol do desenvolvimento cultural e museológico daquela região.