Sistema de Referência e Indexação de Azulejo produzido ou aplicado em Portugal, em permanente actualização. Permite registar e confrontar dados relativos a imóveis, espaços, revestimentos, autorias, referências bibliográficas e documentais, imagens, etc., organizando-se em cinco grandes áreas: In situ, Autores, Padrões,Iconografia, Bibliografia.

Foi ontem apresentado publicamente um projecto que conheço já há algum tempo e que resulta de um importante trabalho da Rede Temática em estudos de azulejaria e cerâmica, que homenageia o Prof. Santos Simões, em parceria com o Museu Nacional do Azulejo e apoiado pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, pelo Instituto de História de Arte da mesma Universidade e, também, pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Neste trabalho pretende-se, conforme descrito na apresentação do projecto, “oferecer à comunidade científica e às instituições uma ferramenta de catalogação de padrões, ou seja, um instrumento de controlo e normalização terminológica para a área da azulejaria e, em especial, para a área da padronagem, que se estrutura numa base de dados alargada, a ser disponibilizada online.” Um projecto que tem tanto de ambicioso, conhecendo eu um pouco da diversidade de exemplares existentes, como de necessário para os profissionais que se confrontam diariamente com o inventário e classificação do património em Portugal.

Não podia deixar de passar este momento sem expressar aqui os meus parabéns a toda a equipa do projecto, em especial à Rosário Carvalho, pelo excelente resultado que conseguiram nesta iniciativa e pelo excelente e cuidado projecto de investigação que planearam e executaram com tanto esforço. Um obrigado enorme pela importante ferramenta de trabalham que agora disponibilizam.

Por fim, e deixando de lado a modéstia, quero também dar os meus parabéns à excelente equipa com quem tenho o privilégio de trabalhar há alguns anos. O trabalho que a Sistemas do Futuro realizou neste projecto, não sendo a sua parte mais importante, é uma mais valia enorme para o projecto.

Gostava sinceramente de saber a vossa opinião sobre o AZ Infinitum. Alguém se pronuncia?