Não me canso de elogiar o excelente trabalho que os colegas da direcção do comité nacional do ICOM estão a desenvolver nos últimos anos. Já o fiz em diversos lugares, mas aproveito também para deixar aqui escrito o meu reconhecimento pelo excelente e meritório trabalho.

O encontro referido no título é mais um exemplo de uma excelente iniciativa que promove o diálogo entre diferentes países com um elo comum, a língua portuguesa. De facto, a menção, no texto de divulgação publicado no site do ICOM Portugal, para a intenção de “regular […] parcerias entre profissionais e museus em países e comunidades de língua portuguesa e potenciar a sua afirmação no seio do ICOM”, parece-me ser um dos mais importantes contributos, a par dos Seminários de Investigação em Museologia de Língua Portuguesa e Espanhola, para a afirmação internacional da museologia portuguesa.

Gostava muito de apresentar uma comunicação sobre a minha área de investigação, mas não me parece (pode ser erro de leitura meu) que haja uma área onde possa incluir uma comunicação sobre documentação em Museus. Vou inquirir a direcção do ICOM e a organização do encontro sobre esse assunto. Em todo caso farei o impossível para estar presente, apesar de na mesma altura se realizar o CIDOC e o seminário referido acima. Será, não tenho dúvidas nenhumas, um dos momentos mais marcantes na museologia nacional.

Mais informações em VI ENCONTRO DE MUSEUS DE PAÍSES E COMUNIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA

Programa e apelo