Nestes dias que antecedem os festejos de mais um Dia Internacional de Museus costumo receber uma enorme variedade de convites, mails, newsletters, etc. a divulgar os programas dos museus para as celebrações. Devo acrescentar que de ano para ano os programas e as formas encontradas para os promover têm melhorado substancialmente. Há claramente uma tentativa (conseguida na minha opinião) da parte da maior parte dos museus para utilizar da melhor forma os novos meios de comunicação que temos disponíveis.

No entanto, embora fosse totalmente do meu agrado é impossível colocar aqui todas as informações que vou recebendo (ainda assim temos colocado alguma dessa informação no MuseusPortugal.org), mas não posso deixar de aproveitar a oportunidade para referir um excelente exemplo de divulgação que os museus da cidade do Porto (penso que a convite da CMP) conseguiram com o site sobre o Dia Internacional dos Museus no Porto (DIM 2011).

Um sítio comum para consultar toda a informação sobre as actividades, exposições, iniciativas que vão decorrer nos museus que aderiram ao projecto e, também, informação sobre os museus aderentes, sua localização, contactos e algumas das peças que podemos encontrar na visita.

Uma excelente iniciativa.