Uma excelente palestra sobre Memória Colectiva/Pública nos Estados Unidos da América foi o que assisti na passada terça-feira na Faculdade de Letras do Porto.

Brent D. Glass, para os que ainda não leram algo sobre a pessoa, é director de um dos maiores museus da Smithsonian Institution (Washington, DC) e tem um currículo impressionante no mundo dos museus e investigação em História nos EUA. Confesso que antes da conferência fiz a habitual incursão no google à procura de referências e fiquei com expectativa elevada sobre o que nos iria transmitir. Devo dizer que em parte essas expectativas saíram um pouco frustradas, uma vez que tinha a impressão que nos iria falar exclusivamente sobre gestão de museus (ao que parece foi o que fez em Serralves, Coimbra e Lisboa), mas as circunstâncias (estava a falar para alunos de literatura, história e museologia) fizeram com que direccionasse o tema da conferência para o referido acima, ou seja, Memória Colectiva nos EUA.

Em todo o caso, em cada um dos pontos que falou tentou dar a perspectiva do Museu sobre diferentes celebrações que irão ocorrer nos EUA no próximo ano e que marcam a memória pública norte americana, a saber, os 150 anos da Guerra Civil nos EUA, os Cem anos de nascimento de Ronald Reagan, os 50 anos da tomada de posse de John F. Kennedy e dos Freedom Rides e finalmente os 10 anos dos ataques terroristas a New York e Washington. Aproveitando cada um destes temas apresentou-nos a sua importância no contexto cultural, social e político dos EUA e os planos do Museu para as suas comemorações, fazendo, ao mesmo tempo, ainda que de forma mais indirecta, algumas considerações sobre a forma como a organização destes eventos influi na gestão do museu.

Confesso que o tema da memória colectiva é algo que me interessa desde há algum tempo e por isso dei o meu tempo como completamente ganho. Um agradecimento é devido à Embaixada dos EUA, à Faculdade de Letras e a todas as instituições que tornaram possível esta (e as outras) conferência.