Vou ter de começar a fazer pedidos às organizações das conferências e feiras relacionadas com o Património para que não se repitam. Em menos de um ano esta será a segunda vez que irei a Granada a trabalho e, mesmo não me importando muito com isso, sempre dava mais jeito que houvesse um pouco mais de variedade. Os senhores da CAA 2010 podiam ter escolhido Barcelona ou Valencia, por exemplo, que sempre se fazia a viagem de avião e ficava a conhecer outra cidade. Enfim… lá terei que ir uma vez mais à Alhambra e comer umas tapas num restaurante fabuloso que conheci da última vez que por lá estive.

Para quem não está a par o CAA 2010 (Computer Applications in Archeolhogy) Fusion of Cultures é uma conferência internacional organizada pela CAA (uma organização internacional que junta arqueólogos, matemáticos, informáticos com o objectivo de aproximar e usar recursos destas três disciplinas para o desenvolvimento da arqueologia) em Granada (houve uma em Tomar em 2005) e tem uma enorme repercussão no âmbito científico em que se insere.

Este ano propusemos à C. M. de Cascais, concretamente à Maria José de Almeida, uma comunicação sobre a implementação da ligação entre o In patrimonium Premium (aplicação de gestão do património do Concelho de Cascais) com o Sistema de Informação Geográfica utilizado pelo município, a qual permite agora interligar os dados sobre as escavações arqueológicas e outros imóveis evitando a repetição de informação nos dois sistemas o que optimiza o trabalho realizado pelos técnicos, entre outras inúmeras vantagens. Segundo o programa do CAA 2010 o nosso “paper” será apresentado no dia 9, às 11:30H.