Como bem sabem este blog tem sido, ao longo dos anos, o veículo da minha opinião sobre os museus e a museologia. No entanto, há algum tempo atrás, numa conversa com um amigo meu surgiu-me a ideia de partilhar esta casa com outras vozes, outras experiências, outras opiniões e pontos de vista sobre este tema que me é tão querido.

Assim o Mouseion será, daqui em diante, uma espécie de “speakers corner” para algumas pessoas que convidarei no sentido de partilharem aqui as suas experiências, opiniões, angústias, críticas, ideias, etc. sem qualquer restrição que não seja o espaço disponível no servidor que aloja este blog. Espero que o “speakers corner” se constitua como uma oportunidade de debate sobre alguns dos temas mais interessantes sobre a museologia portuguesa.

Aproveito desde já para agradecer a primeira contribuição à Maria José de Almeida. Para os que não conhecem a Maria José é arqueóloga, ex-presidente da Associação Profissional de Arqueólogos, e tem, na minha opinião, uma visão muito lúcida da ligação entre a Arqueologia e os Museus. O tema, como não poderia deixar de ser, é o Museu Nacional de Arqueologia e a sua transferência para a Cordoaria. Um enorme agradecimento por ter aceite este repto e também pela Amizade.

Por fim, espero ainda hoje publicar aqui o texto da Maria José. Estou apenas a resolver algumas questões técnicas de organização do Mouseion para que tal seja possível.