Leio no Público de hoje (local Porto) que o IPM (já não foi criado o novo instituto?) vai comprar o Palácio de S. João Novo no Porto com a intenção de ali instalar um museu. Digo um museu, porque segundo Manuel Bairrão Oleiro, ainda há várias propostas em análise, para além da mera reinstalação do antigo Museu de Etnologia do Porto que em tempos foi ali criado.

Ocorrem-me algumas questões depois de ler apenas, resalvo apenas, esta notícia do Público:

1- Não sabendo ainda muito bem qual o propósito do imóvel que irá ser adquirido, porque motivo o IPM o vai comprar desde já? (confesso que não sei se haverá mais motivos para além deste, mas elucidem-me por favor!)

2- Foi feito algum estudo para perceber de que forma se vai implementar a oferta de mais um museu do qual ainda não se conhece o programa, a missão ou os conteúdos?

3- A Câmara do Porto é tida e achada neste processo? Não deveria ser um projecto conjunto, uma vez que, aparentemente, se trata de um museu de âmbito local/regional?