Como vos tinha dito num post anterior realizou-se em Pontevedra o 5º Encontro de Utilizadores de aplicações de gestão de Património, no qual estive presente e apresentei uma comunicação. Confesso que alguns destes encontros sobre museus em que tenho participado são um tanto inconsequentes. Não todos, mas alguns são. Ora em Pontevedra não foi este o caso. O encontro revelou-se bem mais frutífero do que se estava à espera.

Pela primeira vez em algum tempo apresentaram-se alguns projectos de implementação de sistemas de gestão de património em execução e que foram pensados e planeados desde o seu início. Claro que isto não evita que se erre, mas o que é certo é que o erro é menor e pode ser mais facilmente corrigido.

Entretanto a discussão que me suscitou maior interesse tem a ver com os problemas das terminologias e thesaurus. Neste capítulo apresentaram-se situações bastante interessantes e que importa não deixar cair no esquecimento. Penso que poderão ter sido criadas as bases para uma discussão alargada e séria sobre a criação de normas para a criação e gestão de thesauri. É importante que este assunto não se resuma à discussão em encontros, ou a óptimos projectos feitos em cada uma das boas capelas existentes no país. Será um desafio a aceitar e a estimular junto de mais pessoas ligadas à documentação em Museus.

Entretanto gostava de agradecer a simpatia de todos os presentes e agradecer a todos os que contribuiram para as discussões.