A partir da última vontade de um homem soberbo nasceu em Portugal, através do empenho e dedicação de um outro (José de Azeredo Perdigão) a Fundação Calouste Gulbenkian. Sendo considereada por muitos como um verdadeiro Ministério da Cultura (e assim o foi e continuará a ser durante anos e anos), a fundação Gulbenkian tem a seu cargo uma das mais importantes colecções reunidas no século XX por um só homem.

A colecção do Museu Gulbenkian, um dos mais notáveis museus europeus, permite fazer uma viagem pelo melhor que se fez nos mais diversos domínios artísticos ao longo da evolução humana, graças à preocupação absoluta de Calouste Sarkis Gulbenkian em reunir, na sua colecção de arte, apenas o melhor.

1942 é o ano a reter. Nesta data fixa-se em Portugal até à data da sua morte, 13 anos mais tarde. À nossa hospitalidade se deve a vontade de nos presentear com a sua colecção e com uma fundação que tem um papel fundamental no desenvolvimento de Portugal.

Muito obrigado “Senhor 5 por cento”!