São diversas as formas de abordagem à problemática dos museus de cidade ao longo dos últimos anos. Não há – e ainda bem que assim é – uma única forma de os ver. Tal como não uma única forma de ver ou de sentir as cidades no nosso século, mas como podemos nós construir e promover um museu de cidade? Aliás, pergunta primeira, o que é isso de um museu de cidade?

É algo a que chamamos simplesmente museu de cidade x, sem mais? É uma instituição que reflecte a cidade? É uma instituição que pensa a cidade? Que a transforma? Que contribui para o seu desenvolvimento? É uma instituição que apresenta o passado? Afinal o que é, o que deve ser, o que será importante num museu de cidade em 2017 e nos anos que se seguem?

Estas e outras perguntas são o motivo da investigação que o Manuel Sarmento Pizarro está a desenvolver no doutoramento em museologia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e também servem de base ao simpósio Museus de Cidade em Portugal que terá lugar na Reitoria da UP no próximo dia 5 de Junho.

Simpósio Museus de Cidade

Para procurar as respostas o simpósio conta com o importante contributo de diversos profissionais e investigadores de diferentes áreas, cuja reflexão será, estamos certos, extraordinariamente relevante para a investigação levada a cabo pelo Manuel Sarmento Pizarro, mas também para uma área que não tem sido alvo da atenção que merecia.

Poderão procurar vocês os motivos para participar neste momento de reflexão directamente no programa do encontro, mas asseguro-vos que os contributos de cada um dos particpantes serão excelentes razões para passarem um dia connosco a reflectir sobre museus de cidade na actualidade.

A inscrição é gratuita mas está limitada à capacidade da Sala do Fundo Antigo da Reitoria da Universidade do Porto, por isso apressem-se. É só seguir as indicações dadas nesta página.