O ICOM Portugal e o Museu de Lisboa estão a organizar uma sessão de apresentação do Comité Internacional para a Documentação do ICOM, o CIDOC, que terá lugar no Museu de Lisboa – Palácio Pimenta (antigo Museu da Cidade para os mais distraídos), no próximo dia 22 de Maio. A apresentação ficará a cargo de Emmanuelle Delmas-Glass, membro da direcção do CIDOC e editora do seu boletim, e procurará, no pouco tempo disponível para o efeito, percorrer as principais linhas de actuação do CIDOC e o trabalho desenvolvido por este comité internacional desde 1950.

O CIDOC é um dos maiores e mais antigos comités internacionais do ICOM e, no plano da documentação e gestão de colecções, é um dos organismos internacionais incontornáveis no estudo e criação de documentos normativos para o sector museológico, sendo a norma ISO 21127:2006, ou mais familiarmente o CIDOC CRM (Conceptual Reference Model) um dos mais relevantes resultados do trabalho deste comité.

Esta apresentação do CIDOC pretende responder a um dos principais objectivos do ICOM Portugal para o actual triénio: a promoção da participação dos seus membros nos comités internacionais do ICOM. Por esse motivo contamos com a participação de todos os membros do ICOM Portugal interessados nas questões da documentação em museus. No entanto, a sessão estará aberta à participação de todos os interessados.

Poderão encontrar mais informação sobre a sessão no site do ICOM Portugal.

Uma breve nota biográfica de Emmanuelle Delmas-Glass está também disponível.

CIDOC

Programa: PDF