ICOM-CIDOC Programa de Treinamento 2014

O CIDOC, juntamente com o Museu da Texas Tech University, criou um programa de seminários com uma abordagem inovadora para a formação em documentação museológica. Este programa deu origem, em 2011, à CIDOC Summer School que se tem realizado todos os anos em Austin (Texas).

Em 2013 o programa foi, pela primeira vez, realizado no Brasil e este ano, graças a uma parceria do CIDOC com a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Instituto de Arte Contemporânea e o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, o programa irá realizar-se de novo em São Paulo, de 17 a 22 de Agosto.

Segundo os organizadores do programa de formação o curso será “Direcionado tanto para profissionais experientes da área de Museus como principiantes, o programa reunirá especialistas consagrados – membros do CIDOC, professores universitários, especialistas de instituições brasileiras – e profissionais da documentação em busca de orientações e treinamento. O programa de formação do CIDOC, tradicionalmente nomeado “escola de verão” acontece anualmente em diferentes localidades e as aulas são ministradas em um dos três principais idiomas do ICOM (inglês, francês e espanhol). A edição brasileira do Programa de Treinamento em Documentação Museológica do ICOM-CIDOC terá aulas em português, espanhol e inglês, com tradução simultânea.”

O programa conta com um conjunto de cursos organizados em módulos inter-relacionados, que facilita aos participantes a possibilidade de adaptar o currículo às suas necessidades individuais e interesses particulares. Para tal são apresentados diversos níveis (básico, intermédio e avançado) que os participantes poderão escolher de acordo com os conhecimentos e experiência que detêm.

Uma novidade no curso deste ano é que eu farei parte do corpo docente, a convite da organização do curso (a quem agradeço publicamente desde já), tendo a responsabilidade de assegurar um módulo sobre “Catalogação de acervos acumulados e recuperação de sistemas descontinuados” e outro sobre “Avaliação de requisitos em bancos de dados”.

Tenho a certeza que este curso será uma excelente oportunidade para quem procura formação de qualidade na área da documentação em museus. Sei que é no Brasil e, até ao momento, não tenho conhecimento de nenhuma bolsa disponibilizada pelo CIDOC (para membros do ICOM Portugal) a que os colegas portugueses se possam candidatar, mas julgo que terão aqui uma excelente oportunidade de aprendizagem com os nossos colegas brasileiros desta área e, ao mesmo tempo, conhecer alguns dos melhores especialistas internacionais nesta área (do Brasil, Suíca, EUA, UK, etc.) que compõem o corpo docente do curso.

Todas as informações sobre o curso podem ser consultadas aqui. Espero sinceramente encontrar alguns colegas portugueses em São Paulo.