Consultório do Museu de Portimão

Esta ideia do consultório do Museu de Portimão (aproveito desde já para dar os parabéns ao Dr. José Gameiro e à equipa do museu pela excelente iniciativa) é, a todos os níveis, de salientar.

Desde logo é uma forma simples e eficaz de colocar directamente o museu (e a mestria dos seus técnicos) ao serviço da sua comunidade, ganhando o seu reconhecimento e atenção, trabalhando em prol da conservação e preservação do património (por vezes de elevada qualidade) que é propriedade de privados. Em segundo lugar porque é uma boa forma que o museu encontrou para conhecer e estudar objectos e/ou colecções que normalmente não são do conhecimento público (algumas serão bem interessantes, por certo). E finalmente, porque esta é também uma forma de chamar visitantes ao museu e dar-lhes a conhecer alguns aspectos práticos, e menos visíveis, do trabalho que é feito nos museus.

Fica aqui também a divulgação para os interessados. Os meus redobrados parabéns a toda a equipa.

portimao

E pelo que parece a ideia, com a participação da Patrícia Remelgado do pportodosmuseus, acaba por ser espalhada através da criação de uma Rede de Consultórios de Museus. Excelente ideia… excelente ideia!