Prémio SPECIAL WEB ART: online exhibit or program – Ludi Saeculares

A Sistemas do Futuro, única finalista portuguesa no evento, arrecadou o “Bronze Web’Art Special Prize” na categoria “SPECIAL WEB’ART: online exhibit or program” com o projeto “Ludi Saeculares” (ludisaeculares.com) desenvolvido em parceria com o Museu Regional de Arqueologia D. Diogo de Sousa.

O FIAMP (International Audiovisual Festival on Museums and Heritage) é um festival internacional promovido pelo AVICOM (International Committee for the Audiovisual and Image and Sound New Technologies) pertencente ao ICOM (Internacional Council of Museums). É um festival anual e itinerante, inserido no Encontro do AVICOM, cujo tema para este ano foi: «The development of technologies and the emergence of new museology professions». A edição deste ano teve lugar no Centro Canadiense de Arquitetura em Montreal, na província de Quebec, Canadá, entre 9 e 12 de outubro. Foram selecionadas para concurso 60 produções representando instituições de 25 países, sendo o júri internacional composto por 7 especialistas em novas tecnologias e museus.

Confesso que sinto um orgulho muito grande por fazer parte de uma equipa que consegue ser distinguida internacionalmente num festival que tem sido, ao longos dos anos, uma referência no sector museológico.

Não posso deixar de agradecer ao Museu D. Diogo de Sousa, casa que já me acolheu em estágio, a escolha da Sistemas do Futuro como parceira deste projecto e o trabalho apurado de investigação e estudo sobre as colecções que guarda e também ao João Angélico pela criatividade e trabalho que desenvolveu com a nossa equipa.

Podem obter mais informações sobre o prémio na newsletter da Sistemas do Futuro. O Jogo está disponível em www.ludisaeculares.com.

Editado: Para incluir um agradecimento ao João Angélico e corrigir essa falha nos meus agradecimentos.