ENUMERATE

Um breve apontamento (ainda não tive a oportunidade de ler todo o relatório) para referir o importante relatório estatístico sobre digitalização do património cultural europeu que foi recentemente publicado (embora esteja datado de Maio, o documento só foi tornado público no passado dia 29 de Junho, segundo julgo saber). Este relatório, que apresenta o actual estado da digitalização na Europa, foi conduzido pela rede ENUMERATE em 29 países nos quais contou com a parceria de instituições nacionais. Em Portugal a coordenação do inquérito esteve a cargo da Biblioteca Nacional e responderam ao mesmo 85 instituições, conforme noticiado pela BN.

O inquérito, disponível online entre Janeiro e Março de 2012, foi respondido por cerca de 2000 instituições e contava com um conjunto de 32 questões, disponíveis em 16 línguas, nas quais se inquiria sobre o estado das actividades de digitalização, o acesso às colecções digitais, estratégias de preservação digital e custos dos projectos de digitalização.

Este inquérito será, na minha opinião, um importante instrumento na definição de políticas e captação de meios (assim o queiram os responsáveis nacionais e europeus) para este importante trabalho que visa, em última análise, providenciar um acesso facilitado ao conhecimento que os museus e instituições culturais guardam.

Neste momento não posso aprofundar como gostaria esta questão, mas prometo que em breve irei ler todo o relatório, com especial cuidado para os dados referentes a Portugal, e falar aqui sobre o assunto.

O relatório está disponível aqui.