I Jornadas do Património – Santa Casa da Misericórdia do Porto

Já colaborei com a Santa Casa da Misericórdia do Porto (SCMP) em duas ocasiões. Uma, a convite do Prof. Doutor Gonçalo Vasconcelos e Sousa, para a publicação sobre Ourivesaria e Paramentaria da SCMP, na qual assino um artigo com o meu colega e bom amigo José António Christo e outra, uns anos mais tarde, no curso de conservação e restauro que iniciou (se não estou errado) o Centro de Conservação e restauro da SCMP, do qual guardo muito boas recordações. A SCMP tem à sua responsabilidade um património histórico notável e por isso a realização destas jornadas será, com toda a certeza, uma excelente iniciativa para dar o dar a conhecer, bem como ao trabalho que está a ser desenvolvido para a sua salvaguarda. Em baixo ficam as palavras do coordenador (Prof. Doutor Gonçalo Vasconcelos e Sousa) sobre esta iniciativa.

Comemorando o aniversário da fundação da Santa Casa da Misericórdia do Porto, ocorrido em 14 de Março de 1499, as jornadas “O Património da Santa Casa da Misericórdia do Porto” envolvem a participação de diversos especialistas, tanto em temas de História da Arte e do Património, como de aspectos de Conservação e Restauro do acervo da Instituição.

Fruto de um intenso e frutuoso trabalho que a Santa Casa tem levado a cabo, nos últimos anos, junto do seu Património, tanto móvel como imóvel, estas jornadas constituirão um momento de reflexão sobre os estudos e as intervenções efectuadas, dando a conhecer diversas metodologias de abordagem.

É já no próximo dia 14 de Março. As inscrições são gratuitas. Mais informações e programa aqui.