Antes de falar deste seminário devo dizer que é muito gratificante fazer parte de um departamento que conseguiu, ainda que com fracos recursos, criar e projectar um seminário de investigação em Museologia, sem ser especializado em nenhuma das disciplinas que nesta concorrem, como este que tem sido organizado anualmente desde 2009.

A primeira realização no Porto teve um sucesso absoluto e divulgou, conforme podemos consultar nas actas publicadas, diferentes e muito interessantes trabalhos que se fazem nos países de língua espanhola e portuguesa. A segunda edição realizou-se na Argentina e, embora não tendo podido participar, sei que foi bem sucedida também. A terceira irá realizar-se na prestigiada Universidade Autónoma de Madrid nos dias 27, 28 e 29 de Outubro do corrente ano e já tem aberta a inscrição para propostas de comunicações (ver o site) tendo como prazo limite o dia 31 de Maio.

Os objectivos desta conferência anual são:

Este seminário tem como principal objetivo o aprofundamento da reflexão e das práticas de investigação no campo da museologia, relacionando diferentes disciplinas e perspectivas, participando activamente na construção de uma comunidade de práticas que apoie a discussão e o desenvolvimento de projetos de investigação comuns. Entende-se a prática museológica como um saber aplicado que precisa igualmente de um desenvolvimento académico e de investigação, de um desenvolvimento profissional e de um desenvolvimento dos contextos de gestão pública e privada. Estos três âmbitos estão cada vez mais próximos e interrelacionados e precisam do mesmo nível de rigor científico, reflexão crítica, responsabilidade social e abordagem sustentável.

É sem dúvida um bom fórum de discussão sobre museologia que nos permite captar e perceber a realidade dos museus e seus profissionais nos diferentes países aos quais se direcciona.

A não perder. Eu já estou a preparar a proposta de comunicação.