Há uns tempos atrás achei sinceramente uma boa ideia a criação do blog referido em título. Julgava eu então que o blog seria uma oportunidade para a Sr.ª Ministra e Sr. Secretário de Estado da Cultura se aproximarem das pessoas interessadas na área cultural, suas políticas e implementação das mesmas na realidade nacional. Enfim, julgava eu que seria um canal que permitisse, tanto quanto possível dadas as circunstâncias, uma maior proximidade entre ministério e seus responsáveis e os cidadãos.

Infelizmente assim não aconteceu. O blog foi mais um canal de divulgação das iniciativas do Ministério e menos o fórum de discussão que eu julgava poder vir a se tornar. Culpa dos autores, culpa nossa que interpelamos pouco ou nada os responsáveis políticos eleitos? Certamente culpa de ambos.

No entanto, o blogue da Cultura (desconhecido de muitos certamente) foi agora alvo de críticas do BE e do PSD por causa de um post sobre o programa eleitoral do PS que Gabriela Canavilhas colocou online (estava em http://bloguedacultura.blogspot.com/2011/05/programa-eleitoral-legislativas-2011.html) e que agora já não está disponível. A resposta de Gabriela Canavilhas não tardou, mas se na verdade se via com razão (eu penso sinceramente que não devia ter publicado o programa eleitoral do PS num blogue que é do Estado) não vejo porque razão o retirou do ar.

Em todo o caso, mesmo atendendo às razões que invoca sobre a constituição do governo ser da responsabilidade do PS (ver o artigo sobre a resposta da Ministra), o programa eleitoral que colocou online não foi ainda sufragado e, portanto, não é ainda política oficial do próximo Ministério da Cultura.