Uma nota para uma reunião muito importante para todos os museus que pretendem colaborar no projecto Europeana (especificamente no Europeana Local) que se irá realizar no Auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro em Telheiras (Lisboa). Em baixo segue a informação recebida por e-mail.

A FMNF – Fundação Museu Nacional Ferroviário vem convidá-la (o) a estar presente na REUNIÃO NACIONAL DO PROJECTO EUROPEANALOCAL (projecto satélite da Europeana), durante a qual pretendemos contribuir para a discussão e procura de soluções para a questão da agregação de conteúdos culturais digitais, em Portugal.

TEMÁTICA
Procuraremos analisar, discutir e encontrar respostas para as seguintes questões:
– Quem, em Portugal, já fornece conteúdos para a Europeana? Quem está a fazer o planeamento? Que lições se podem partilhar?
– Qual é o posicionamento ideal de Portugal perante a Europeana? Faz sentido uma estratégia nacional de agregadores? Quais as vantagens ou desvantagens de um agregador único (especialmente numa perspectiva de sustentabilidade)?

Mesa redonda com a participação de Elísio Summavielle, Secretário de Estado da Cultura; Pedro Veiga, Presidente do Conselho Executivo da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN); Eloy Rodrigues, Director dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho; José Borbinha, Professor no Instituto Superior Técnico e Investigador do Grupo de Sistemas de Informação do INESC-ID.

Data: 20 de Maio
Local: Auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro
Antigo Solar da Nora – Estrada de Telheiras – Lisboa (Metro Telheiras) – Tel.: 217 54 9030
Hora: 13:30 h – 17:30 h

Participação e inscrições:
A participação é gratuita, mediante inscrição prévia, até ao dia 14 de Maio, para o endereço de correio electrónico europeanalocal@fmnf.pt. No acto de inscrição deverá indicar-nos o seu nome completo, entidade onde trabalha (ou estuda), funções, bem como o seu endereço de correio electrónico e número de telefone.

Para mais informações, contactar:
Fundação Museu Nacional Ferroviário:
Maria José Teixeira, Tel. 211 025 277, jteixeira@fmnf.pt
António Vieira, Tel. 211 027 541, avieira@fmnf.pt