O Fiamp (Festival international de l’audiovisuel et du multimédia sur le patrimoine) é organizado pelo AVICOM (Comité Internacional do ICOM para o audiovisual e novas tecnologias da imagem e som) e este ano realizou-se em Turim, Itália, com a colaboração do comité italiano do ICOM. Têm atríbuido prémios a importantes realizações e projectos que podem ser consultados no site do AVICOM na área de arquivo.

Em 2009 a Sistemas do Futuro candidatou alguns dos seus projectos na área multimédia e conseguiu, com o projecto Multimedia Audio Guide – National Railway Museum, uma nomeação para os prémios que foi vertida para uma menção honrosa atribuída pelo júri do concurso numa categoria até agora inexistente, “Aplicações multimédia Móveis”.

Alguns dos meus leitores saberão que eu trabalho na Sistemas do Futuro (e os que não sabiam ficam agora a saber) e por isso este prémio é um enorme motivo de orgulho para todos nós e uma enorme recompensa a toda a nossa equipa que, em conjunto com o Museu Nacional Ferroviário, desenvolveu este importante auxílio para os visitantes do museu. À Maria, ao Hugo e ao Fernando (que são os mais directamente envolvidos) uma nota especial pelo excelente trabalho realizado.

Podem consultar mais informação sobre estes prémios nos seguintes links:

Link com a informação da atribuição dos prémios FIAMP2009:
http://www.unesco.org/webworld/avicom/index.php?section=0news&news=0

Link das fotos da cerimónia de atribuição dos prémios:
http://picasaweb.google.fr/AVICOM.ICOM/Fiamp2009AwardsCeremony#

Link das fotos da entrega do prémio pela presidente do AVICOM, Marie-Françoise Delval ao Director Geral da Sistemas do Futuro, Fernando Cabral:
Picasa

Link para o site do AVICOM:
http://icom.museum/international/avicom.html