Decorrerá entre 2 e 7 de Setembro a quinta edição do Torneio Internacional de Guimarães, em xadrez. A prova decorrerá no Museu Alberto Sampaio, com partidas a iniciar-se às 21 horas todos os dias, e ainda no sábado, dia 6, e domingo, dia 7, com início às 15 e 14h30, respectivamente.

Nas quatro edições anteriores verificou-se uma forte afluência de xadrezistas, cerca de uma centena, de todas as idades e várias nacionalidades.

No ano passado, a prova foi ganha em igualdade pontual, por Henrique Castro, do clube da casa e pelo francês Romain Picard.

A competição é organizada pelo Museu Alberto Sampaio e pelos Amiguinhos do Museu, com apoio da Associação de Xadrez do Distrito de Braga, Câmara Municipal de Guimarães, Instituto Português da Juventude, Junta de Freguesia de Oliveira do Castelo, José Júlio Jordão, SA, Vimassol, Lda., Cruz Verde e Costa Guerreiro, Lda.

Aproveite para vir a Guimarães jogar xadrez e visitar uma cidade que é Património Cultural da Humanidade e que será, em 2012, Capital Europeia da Cultura.

Mais informações sobre este torneio podem ser encontradas em: http://historiadoxadrez.net/amas.html

Ocupado para deixar algumas coisas prontas antes das férias, deixo-vos aqui este excelente programa (para não variar) do Museu Alberto Sampaio que merece todas as visitas que lhe possam fazer. Para além disso, não é todos os dias que nos chega uma fotografia de um tio querido a jogar xadrez! 🙂

Xadrez. DSC03920

Foto: Museu Alberto Sampaio recebida por e-mail.