Na passada sexta-feira estive no seminário que a Área Metropolitana do Porto organizou no Museu da Chapelaria e tive o prazer de conhecer a Dr.ª Suzana Menezes (que será a anfitriã do nosso primeiro encontro) e de falar com ela sobre o assunto acima referido, o 1º encontro de blogs de museus.

Então combinámos o seguinte. O encontro ficará marcado para o próximo dia 1 de Março (Sábado) e começará a seguir ao almoço (14:00h) para não obrigar os mais distantes a viagens muito madrugadoras. O programa que delineamos é o seguinte:

  1. Recepção
  2. Apresentações de três ou quatro blogs
    1. Um blog de museu (parece-me bem que seja o do Museu da Chapelaria se a Suzana achar bem)
    2. Um blog de uma associação ligada à área da museologia (eu sugiro, desde já, o blog da Associação dos Amigos do Museu de Évora, se o Jorge aceitar, claro.)
    3. Um blog de um profissional de museu (A Ana Carvalho, a Patrícia Remelgado, a Alexandra Alves, por exemplo)
    4. Um outro blog que pretendam sugerir (e que eu não esteja a ver de momento)
  3. Debate
  4. Visita ao Museu da Chapelaria (não apenas à exposição e sim a todos os sectores da actividade do Museu)

Embora não se pretenda um encontro muito formal, julgamos que seria melhor haver um conjunto de apresentações que dessem azo a uma discussão mais objectiva sobre o tema.

Claro está que quem tiver interesse e pretender participar neste encontro pode fazê-lo. Basta que me envie um e-mail com o nome e contacto, apenas para fazer uma previsão do número total de participantes, ok? Recordo que este encontro será tão profícuo, quanto maior for o número de presenças interessadas e recordo ainda que não somos tantos bloggers de museus ou museologia quanto isso. Agradeço a todos os que quiserem participar que divulguem este encontro junto dos vossos contactos e através dos vossos blogs. (Patrícia… esta é para ti, ok? Divulga se faz favor)

Em todo o caso se precisarem de informação adicional, basta enviar um mail para mim ou comentar este post que depois entro em contacto, ok?