Andei em terras de “nuestros hermanos” nos últimos dois dias. É incrível como se pode, hoje em dia, chegar daqui a Burgos com uma facilidade tremenda. São 527 km (a partir do Porto) de auto estrada (se não contarmos com os míseros 12 km que ligam Vila Verde da Raia até Verín) passando por Benavente e León (aproveitem para parar se tiverem tempo). Coisa para ser feita em, mais ou menos, cinco horas.

Em Burgos não se pode deixar de visitar a Catedral. Vale mesmo a pena. Eu apenas pude ver durante um quarto de hora (trabalho a quanto obrigas), mas foi o suficiente para perceber que é um sítio que vale a pena conhecer. Agora no Inverno não é possível visitar a dita no alargado horário de almoço de Espanha.

Em todo o caso, um pouco acima da Catedral, encontra-se o Centro de Arte da Caja Burgos. Um centro de arte contemporânea que merece uma visita atenta. Não pude (por motivos profissionais) visitar nenhuma das exposições presentes, mas apercebi-me (entre passagens pelas salas) da qualidade de alguns dos artistas que estão neste momento em exposição. A simpatia dos profissionais do centro é outra das mais valias, mas gostava de referir também o excelente trabalho de arquitectura conseguido no edifício (não deixem de ver a varanda).

Para mais informações basta clicar em http://www.cabdeburgos.com.