Estão em ebulição as negociações para a escolha dos membros da direcção do novo museu. Um brasileiro, Ivo Mesquita, que já foi director da Bienal de S. Paulo auxiliado pela portuguesa Isabel Carlos (curadora da Bienal de Sydney em 2004) e pela responsável do departamento de pintura e escultura do nova iorquino MOMA são as prováveis escolhas para director e adjuntas, respectivamente, do futuro museu. No entanto, ainda não estão confirmados quaisquer destes nomes e o próprio comendador afirma ao Público que está em negociações com 15 candidatos ao cargo.

Confesso que me parece uma excelente ideia ir buscar pessoas com experiência internacional para a direcção do museu. Serão sempre outras perspectivas de analisar as questões inerentes à criação do museu. De certeza que serão boas contribuições para a museologia nacional.

PS: recordo, porque não sou esquecido, que não sou nem nunca fui muito favorável ao acordo estabelecido entre o estado e o comendador Berardo, mas sendo um dado adquirido ao menos que se façam as coisas como manda a sapatilha.