Foi por demais noticiado este fim de semana a operação de levantamento do menhir, ou menir como quiserem, do Barrocal no concelho de Reguengos de Monsaraz. Fui uma operação, raramente feita em Portugal, que tem como objectivo utilizar um certo experimentalismo para fazer investigação na área da arqueologia. Sei, por exemplo, que em França é uma prática comum e apenas conheço outro caso* feito em Portugal, ainda que em menor proporção.

Mesmo não sendo a minha área de estudo, o que importa ressalvar, acho alguma piada a este tipo de investigação. Nada como tentar perceber as dificuldades reais de erguer um menhir, ou fazer uma ponta de seta, ou ainda de fazer fogo sem isqueiro ou fósforos para percebermos melhor os nossos antepassados e a evidência material por eles deixada. Podem obter mais informações sobre este evento aqui.

*Vi uma vez em Freixo de Numão num congresso de arqueologia algumas actividades de arqueologia experimental. A organização era da responsabilidade do Parque Arqueológico do Vale do Côa.