II Jornadas de Museologia da Chapelaria
Brincar com Património

09 e 10 de Novembro
Museu da Chapelaria de S. João da Madeira

O Museu da Chapelaria de S. João da Madeira promove, entre 09 e 10 de Novembro de 2006, um conjunto de debates em torno de três problemáticas fundamentais: as colecções dos museus, os serviços educativos e os seus públicos e a programação de actividades em serviços educativos.

Intituladas “Brincar com Património “, estas Jornadas vão reunir representantes de diversos museus a nível nacional que ao longo de dois dias irão debater e reflectir acerca da actuação dos museus enquanto espaços de intervenção pedagógica e parceiros privilegiados de instituições escolares e demais instituições que compõem o tecido social (sejam estas de apoio à terceira idade, de formação, de apoio à pessoa com deficiência, entre várias outras possíveis.)

Promovendo a exploração do conhecimento e alargando oportunidades de aprendizagem, os museus colocam ao dispor de todos estes públicos um património determinado, dele retirando um proveito máximo por intermédio de actividades que complementam as tradicionais visitas guiadas, gerando assim dinâmicas culturais e sociais conducentes a uma melhor integração de conceitos e conhecimentos. Tornar legível um património determinado passou a ser assim um dos principais enfoques da actividade museológica, assumindo aqui papel de sumária importância a actividade que os serviços educativos dos museus desenvolvem diariamente.

Neste sentido, e ao longo destas Jornadas, pretende-se analisar o papel dos serviços educativos não só no que se refere ao público escolar como também aos públicos com necessidades especiais, públicos sénior, público família e públicos jovens, assim como as diversas estratégias de programação de actividades associadas às necessidades e exigências de todas estas tipologias de visitantes.

Presenças confirmadas

Rede Portuguesa de Museus/Instituto Português de Museus Casa-Museu Egas Moniz, Câmara Municipal de Estarreja Museu de Santa Maria de Lamas Museu de Serralves Museu do Papel, Santa Maria da Feira Museu do Trabalho Michel Giacometti Museu dos Transportes e Comunicações Museu Marítimo de Ílhavo Museu Municipal de Vale Cambra Museu Nacional Soares dos Reis Universidade Fernando Pessoa

Apresentação de Comunicações

Encontram-se abertas até 10 de Outubro de 2006 as inscrições para apresentação de comunicação. As inscrições deverão ser acompanhadas dos seguintes elementos: Painel; Título da Comunicação; Resumo; Nome do Autor, direcção, e.mail; Instituição.

A inscrição deverá ser realizada através do e.mail: museu.chapelaria@gmail.com ou pelo fax +351 256 201 689.

Para mais informações contactar o Secretariado através do telefone + 351 256 201 680.

Preço de Inscrição sem comunicação: 20€

O preço de inscrição inclui a documentação relativa aos dois dias do encontro, certificado de participação, e pausas de café).
Estudantes : entrada gratuita (apresentação do Cartão de Estudante) Oradores : entrada gratuita

Secretariado das II Jornadas de Museologia MUSEU DA CHAPELARIA Centro de Documentação (Dra. Joana Galhano) Rua Oliveira Júnior, nº 501 3700 S. João da Madeira

Telefone: +351 256 201 680
Fax: + 351 256 201 689
Email: museu.chapelaria@gmail.com