Confesso-me um pouco preocupado com as novas condições políticas e com o que será o futuro dos museus no País.

Há algumas intenções de louvar e algumas, segundo me foi dito (ainda não tive oportunidade de confirmar), parece que estão já, ou já estavam, a ser executadas, como é o caso das obras do Museu de Aveiro. No entanto, outras intenções ou propostas existentes no programa de governo não deixam de me intrigar. Obras no Museu do Chiado!? Não as teve à pouquíssimo tempo!? Será que as estruturas de outros museus nacionais não merecem melhor atenção!? Se o Museu do Chiado teve uma má intervenção nas anteriores obras, responsabilizem-se as pessoas que há altura tinham responsabilidades.

Fala-se nas obras, na instalaçao de novos museus, necessidade de intensificar inventários, etc. mas esquecem-se temas como a certificação credível dos museus, a definição do papel da Rede Portuguesa de Museus dentro do IPM e a inclusão na sua infraestrutura de representantes de outras tutelas, as definições dos quadros dos museus (à semelhança do que acontece com as bibliotecas, também os museus deveriam abrir apenas com técnicos especializados, na minha opinião), entre outros.

Esperemos que cativar o voluntariado não signifique trabalho precário para ir buscar quadros qualificados a custo zero.

Estes e outros assuntos podem ser lidos no Programa do actual governo. Em estado de graça está e assim espero que se mantenha. Será porque está a fazer um bom trabalho!